APLICAÇÃO EM MAIS DUAS HARMONIAS

AGORA A APLICAÇÃO EM MAIS DUAS HARMONIAS

Bem vamos ver agora a aplicação em mais duas harmonias ( Leia esse post somente depois de ter lido a aplicação em Blues caso contrário você vai se perder).

Primeiro vamos pegar essa harmonia: C-G-Am-F.
O tom vai ser C maior, nós podemos, se quisermos, aplicar o pensamento blues aqui também. No caso do pensamento blues nós poderíamos ver esse C como Mixolídio ou Dórico. No caso do Mixolídio iria dar a escala de F maior, e você iria ter os Arpejos e Pentatônicas. No caso do Dórico você iria ter a escala de A# maior e todos os Arpejos e Pentatônicas também.
Mas você poderia ver esse C como C jônio, o que iria dar a própria escala de C maior. Ou você poderia ver esse C como o quarto grau de alguma escala o que iria ser o C Lídio, então iria dar a escala de G maior. Em todos os casos você iria ter as Pentatônicas e os Arpejos possíveis.

Agora a aplicação nessa harmonia: Dm-C-A#-A.
O tom agora é Dm, e agora o que fazer? Primeiro saiba que pelo menos aqui você não poderá usar o pensamento blues, pois a harmonia está menor. Bem mas tenha calma, não é um bicho de sete cabeças. É só pegar agora os graus menores o Dórico, o Frígio e o Éolio.
Se for Dórico vai ser o 2° grau, então vai dar a escala de C maior. Se for Frígio vai ser o 3° grau o que vai dar a escala de A# maior. Se for Éolio vai ser o 6° grau então vai dar a relativa que nesse caso vai ser o F maior.

Obs.: Lembrando sempre que você sempre vai ter as Pentatônicas, e os Arpejos possíveis dentro do tom. Outra observação importante é que você além de decorar o shape da escala maior (Jônio) é importante que você decore os outros shapes, como por exemplo: A escala de C maior contém as mesmas notas da escala de D Dórico então se você souber os dois shapes você pode “passear” entre eles e não vai sair da escala de C maior o que é bom para você não ficar num só lugar da Guitarra.

Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.

Nenhum comentário: